domingo, 31 de agosto de 2014

Amizade!

 

 

A amizade esconde perigos muitos. Por ela, podemos ser trazidos e apresentados às tentações e por ela, podemos cair. Há vários tipos de “amigos” cujos comportamentos são díspares e cujas influências podem ser antagônicas, contraditórias, buscando nos levar a caminhar por caminhos os mais distintos.

Uns sempre nos põem abaixo, acabrunhados, talvez até afetem nossa estima, nossa compreensão de nós e do mundo. Outros são de tal forma positivos que soam falsos, fabricados, pois funcionam quase como uma dose cavalar de droga, amortecendo nosso senso de realidade, como se vivêramos em um conto de fadas constante. E assim, por diante.

Qual o tipo de amigo que você prefere? Pergunte aí a si mesmo, qual tipo de amigo você crê que melhor se encaixa em seus gostos? E aproveite a deixa e pergunte qual tipo de amigo é você.amizade-verdadeira-nao-e

Sabe, a amizade é importante para você e para mim. E se é importante, Deus, nosso Pai, não deixou de apresentar bons exemplos de como são os verdadeiros amigos. Quer ver algumas características que ele deixou?

Abra sua Bíblia no livro de 2 Crônicas 20:7. Ali, Abraão é chamado de amigo de Deus. Sabe qual a principal característica da amizade entre Abraão e Deus? Tiago 2:23: confiança irrestrita e lealdade inabalável. Abraão creu em Deus, de forma completa e Deus lhe foi leal em Suas promessas. E Provérbios 17:17 diz que o verdadeiro amigo é leal, ele “ama em todo o tempo”

Abraão e Deus tinham uma amizade verdadeira!

Outro exemplo: Exôdo 33:11. Moisés falava com Deus face a face! Verdadeiros amigos conversam francamente, porque sabem que pode confiar um no outro e têm certeza que as feridas da repreensão, se surgidas, serão para o bem, como Provérbios 27:6 afirma. Deus sabia que Moisés Lhe era fiel e Moisés conhecia o Deus a Quem servia.

Verdadeiros amigos não temem falar abertamente, como Moisés a Deus na continuação do diálogo que encontramos nesse capítulo, ou no capítulo anterior, quando ele diz ao Senhor de toda a Terra: “Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo” (Exo. 32:12). Esta ousadia no falar é própria e exclusiva dos verdadeiros amigos, que conversam face a face, vis-à-vis.

Moisés e Deus eram verdadeiros amigos!

Um último exemplo, mas não de menor importância. Veja a declaração do Maior dos amigos, registrada lá em João 15:13-15. O que podemos aprender aqui? Quais são as características do verdadeiro amigo que Nosso Senhor apresenta?

1) Amor e Cuidado incondicionais, a ponto de dar a própria vida.

2) Humildade. O verdadeiro amigo, considera ao outro em posição superior, o que ao fim e ao cabo, pela reciprocidade, mantém a ambos no mesmo nível, crescendo juntos e aprendendo juntos (Filipenses 2:3-4). Vede que, embora Jesus aqui tenha posto os discípulos como inferiores a Ele – e de fato o eram – Na cerimônia de lava-pés (João 13), Ele mesmo se prostrou diante deles para demonstrar que a humildade na amizade é mútua.

3) Conhecimento. Os verdadeiros amigos se conhecem, como Abraão e Moisés conheciam a Deus, e como os discípulos conheciam a Jesus. E se conhecem, porque têm o desejo e a disposição de se dar a conhecer e conhecer mais do outro. O princípio da revelação é justamente que Deus Mesmo propôs dar-Se a conhecer.

Vimos, por exemplos, algumas características dos verdadeiros amigos:

1) Confiança e lealdade plena e recíproca.

2) Falar francamente e sem rodeios, mas com amor e espírito manso.

3) Cuidado e amor denodados.

4) Humildade recíproca

5) Conhecimento mútuo.

Então, o que você deve buscar em um bom amigo? Simples! Alguém que ame verdadeiramente ao Senhor, pois estas características são intrínsecas àqueles que O amam, porque são puros de coração (Salmos 24), buscam apenas aquilo que é bom e de boa fama (Filipenses 4:8) e possuem o mesmo sentimento de Jesus Cristo (Filipenses 2:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário