quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ateísmo Cristão

 atesmocristo

Há uma corrente filosófica que afirma que o conceito cristão de Deus é desnecessário e fora do contexto cultural, devendo por tanto ser descartado. Estes filósofos e teólogos não estão dispostos a crer em Deus, como apresentado nas Escrituras, mas se aferram aos princípios morais e éticos de Jesus. Por isto são chamados de Ateus Cristãos.

Entretanto, existe um outro tipo de ateísmo cristão, menos filosófico e teórico. Neste tipo de filosofia ateísta, não se questiona racional e logicamente a existência de Deus. De fato, a assume e a mantém como fato.

Não obstante, este tipo de ateu cristão arvora-se o direito de definir como Deus deve agir e legislar. A dinâmica do pensamento do ateu cristão é que ele sabe de forma clara e precisa como o mundo deve ser e Deus deve, por necessidade, se render a sua vontade.

Ou seja, em cada aspecto da vida no qual a vontade do ateu cristão se move para um lado, a vontade de Deus deve também se mover para aquele lugar, mesmo em detrimento a Vontade Revelada e Escrita.  De fato, a Vontade Escrita, ou Escrituras, ocupam lugar secundário na vida do ateu cristão. A Bíblia passa a ser um compêndio de moral, cujo valor é apenas relativo, sempre que esteja de acordo com a vontade do homem.

É o pensamento implícito de que vale mais o que eu penso, o "eu acho" do que o que efetivamente está escrito. É o levantar-se contra toda forma de autoridade, por vê-la como cerceante, sem contudo abertamente dizer-se ateu, mantendo a forma, mas negando a eficácia da soberania divina. É, em suma, dizer que Deus existe apenas na medida em que Ele seja necessário e intrínseco, não por ser o Criador do Universo e Rei Soberano sobre os mundos, mas  como um elemento dialético da tensão da existência, meramente uma resposta externa aos questionamentos levantados pelo próprio homem, nos moldes da teologia de Paul Tillich.

Por isto, nas questões do pode não pode, deve não deve, sim o não, é a vontade do ateu cristão que determina o certo e o errado. De fato, é lugar comum na teologia atéia cristã, reinterpretar o que foi dito para que deixe de dizer o que queria dizer, mas diga aquilo que o ateu cristão determina que se diga. Neste sentido, a vontade de Deus sucumbe à vontade do homem, que se torna ele o criador depondo a Deus de Seu lugar original. Ato contínuo, Deus perde a existência e o direito a ela, uma vez que Ele deixa de ser uma realidade, tornando-se fruto do pensamento do homem e suas necessidades.

Ora, este tipo de postura não permite que Deus seja efetivamente Deus, pois coloca a decisão última quanto às questões éticas, morais e da existência no próprio homem, não em Deus. É que Deus passa a existir apenas na medida em que o homem existe e pensa sobre Deus, como resposta a seus anseios últimos. Por fim, separa a Deus de Cristo, como se houvesse uma dicotomia necessária entre eles, quando o testemunho de Cristo é que Ele e o Pai são UM.

Ao fim e ao cabo, tanto o ateísmo cristão quanto o ateísmo clássico são uma forma do homem tentar abster-se da existência de um Deus que determina o que é bom e condena o que é mal. É um exercício inócuo da razão não modificada pelo Espírito, porque nem mesmo Lhe reconhece a Existência.

3 comentários:

  1. ATEÍSMO CRISTÃO... cada coisa que o mundo cria para se fazer conforme a vontade própria...

    ResponderExcluir
  2. Grande Sérgio, gostei de saber que agora tens um blog! Gosto muito ▬ e não é de hoje ▬ de ler teus escritos e tuas reflexões, sempre embasadas e sensatas.

    Gostaria de vir a ver muitos temas aqui. Embora tenha abandonado os estudos das Escrituras, sei que há algo que sempre me manterá ligada a essa história. Talvez, a própria História. :)

    Grande abraço e continue escrevendo!

    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Olla Companheiro,
    abandonou o CUrso?
    sumiste, sinto a tua falta, tu faz uma grande diferença nas aulas, mas é isso ae.
    belos posts, (Y)
    continue atualizando com mais ideias boas,
    apoio seu blog!
    certo irmão!

    Shalom Helem.

    ResponderExcluir