quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Mesmo Sentimento

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)

Ao contemplar o homem e seu destino eterno, o Filho de Deus foi movido de um sentimento de compaixão indescritível. Oniscientemente, Ele podia contemplar todo o sofrimento que o ser humano teria e o resultado final de seu caminhar desvairado. Eles precisavam ser resgatados de alguma forma. E não havia outra forma que não Ele mesmo se entregar na missão de resgate!

Este era o sentimento de Cristo Jesus. E deste sentimento somos chamados a ser partícipes. "Tende em vós o mesmo sentimento...", disse o Apóstolo inspirado pelo Espírito Santo. O mesmo sentimento de amor e compaixão pelas almas que estão ainda a caminhar a esmo, sem um destino certo aqui, mas com destino certo no porvir. Cabe-nos a missão de resgatar estas almas, mostrando-lhes o Caminho mais Excelente, o do Homem de Nazaré. Cabe-nos deixar ser possuídos pela mente de Cristo e pelos sentimentos que Ele possui: sentimentos de amor e compaixão; de desapego e ousadia; de fé e esperança.

"Tende em vós o mesmo sentimento..." É um chamado à responsabilidade de imitar a Cristo e, o imitando, salvar pelo exemplo e guiar pelo serviço. Não à toa, o apóstolo segue afirmando que Jesus Cristo, mesmo sendo Deus, mesmo partilhando da Glória do Eterno, Senhor das Cortes Celestiais, Líder Amado dos santos Anjos, escolheu tudo deixar para aqui vir, nascer, sofrer e morrer, em lugar daqueles que a Ele haviam dado as costas. Que Amor é este?!?! Não podemos sequer conceber a grandiosidade deste Amor. Não conseguimos encontrar a razão deste sentimento de compaixão que moveu o Coração de Cristo em nosso favor!

Apesar de nossa incapacidade de compreender este amor somos chamados a imitá-lo. Sabe por quê? Porque Deus não quer que o compreendamos. Não! Compreender não é importante. Ele quer que o aceitemos em nossas vidas, permitindo que aquele Amor que não compreendemos, exerça o poder de transformar, o poder de quebrar e refazer, o poder de iluminar.

Somos chamados a imitá-lo em seu aspecto mais prático. Somos instados a deixar nosso conforto, se algum, nossos sonhos horizontais e imitar a Cristo, em Sua missão de resgate do ser humano, em Sua Humildade, Compaixão e Amor. E para que compreender? Nos basta imitá-Lo e permitir-nos seguir Seu exemplo. "Tende em vós o mesmo sentimento..."

Nicolaus von Zinzendorf era um homem bem posto. Nascido em 1700, herdou título de nobreza e honra. Cresceu ouvindo falar de Cristo, e pensava adorá-Lo. Estudou direito em uma conceituada universidade. Um homem que tinha tudo. Até que descobriu que o tudo que temos para Deus é nada.

Entrando, certa feita em um Museu, deparou-se com um quadro de Jesus Cristo, ensanguentado e crucificado. Sob o quadro, os dizeres: Eu fiz tudo por você. Que fazes tu por Mim? Estas palavras lhe causaram consternação e grande impacto. Conta-se que chorou por quase 15 dias.

Ao cabo de tempos, viajou à Groenlândia. Ali, descobriu que ninguém jamais havia ouvido falar de Jesus e do Evangelho; Nunca alguém havia pregado do Salvador Ressurreto. Sentiu-se, uma vez mais, confrontado com um estranho sentimento de que pouco ou nada fazia por Cristo.

Retornando a sua terra, encontrou um amigo, ao qual perguntou "Você aceita ir pregar o evangelho aos esquimós? Mas antes que responda, saiba que não haverá conforto, nem sustento externo e que você não retornará de lá." Que desafio enorme fez Zinzendorf! A resposta foi ainda maior que o desafio: "Dá-me apenas um par de sapatos, porque estou descalço." Tende em vós o mesmo sentimento.

Na manhã seguinte, Zinzendorf foi levar o para de sapatos à casa daquele amigo. Ao chegar, encontrou apenas um bilhete que dizia: "saí de casa, descalço, antes de o sol nascer. Não posso perder tempo para fazer a obra de Cristo." Tende em vós o mesmo sentimento! É isto o que significa. É possuir a pressa que Cristo teve em nos salvar. Graças a este homem que possuía a mente de Cristo, 95% da população da Groenlândia, hoje, é Cristã.

Zinzendorf durante sua vida enviou centenas de missionários para os quatro cantos do mundo. Ao ser perguntado por que deste ímpeto missionário, ele respondeu: "estamos indo buscar para o Cordeiro, o galardão do Seu Sacrifício."

A Igreja lançou um desafio a você: o desafio de evangelizar esta cidade de Campinas. E, de forma semelhante aquele homem nos tempos passados, você respondeu SIM.

Você respondeu SIM e disse que não havia obstáculo que te pudesse impedir de fazer a obra de Cristo.

Você respondeu SIM e está aqui porque não pode perder tempo enquanto pessoas perdem a vida sem conhecer a Jesus.

Você respondeu SIM e está aqui porque a sua mente é a mente de Cristo e os seus sentimentos são os sentimentos DELE.

E por isto, quando, ao fim, naquela manhã de luzes, você se aproximar do portão da Santa Jerusalém, Jesus Cristo te dirá

SIM! Você pode entrar! Tudo está preparado e estávamos à sua espera! Amém!

Um comentário:

  1. Atualmente o homem tem deixado suas emoções de lado tem vivido apenas pelo viés da razão, do concreto, palpável e, principalmente, do que lhe garante lucro... em uma sociedade entorpecida pelas mazelas do capitalismo, o homem afasta-se de tudo o que não lhe seja útil para manutenção e aditamento de seu status quo... sentimentos não lhe vem a mente, quanto menos ao ponto de volver-se ao sentimento que houve em Cristo... não que isso seja de nenhuma valia, mas em 2ª Timóteo 3:1-5, Paulo já nos falava acerca de situação semelhante: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te"... Eis que aqueles que ouvem o SEU chamado, coloquem-se de pronto a agir... Levar Cristo ao mundo é nossa missão! Que esse seja nosso sentimento hoje e sempre, amém!

    ResponderExcluir